sábado, 29 de janeiro de 2011

Como devemos participar da reunião da Curia

Comparecer à reunião da Curia é o primeiro dever de um Oficial de praesidium. Mas, não basta estar presente fisicamente. Um legionário interessado realmente na reunião curial, procura chegar na hora, para não perder as orações. Ouve com piedosa a atenção espiritual. Quando são apresentados os relatórios, considera como se fossem seus aqueles trabalhos. Alegra-se com os resultados obtidos, sente com seus irmãos as dificuldades e lutas. Faz comentários e perguntas sobre os trabalhos mais interessantes e procura ajudar a solucionar os problemas. Estuda com antecedência os pontos de disciplina e participa dos debates.

Um ponto essencial, que não pode ser menosprezado, é a anotação cuidadosa de tudo quanto foi tratado na reunião e, de um modo particular, as recomendações, os assuntos diversos e as conclusões dos pontos de disciplina. Esses assuntos devem ser transmitidos ao praesidium. E a responsabilidade cabe aos Oficiais. Um descuido nessa parte privaria o praesidium de preciosas informações.

Nunca se deve esquecer de trazer para a reunião o terço, a tessera, o caderno de notas e a contribuição do seu praesidium à Curia. Com espírito sobrenatural, devemos pensar que duas horas de reunião não constituem tempo perdido, mas contribuem para nosso enriquecimento espiritual e, vividas em união com Nossa Senhora, dão de inestimável valor no oferecimento que fazemos a Deus de todos os momentos de nosso dia. Além disso, quantas informações úteis e práticas, quanto estímulo para nosso trabalho, quantas idéias novas e sugestões interessantes!...

Há um índice muito seguro para avaliarmos a importância do comparece-mento à reunião da Curia, mensalmente; os praesidia cujos os Oficiais têm 100% de comparecimento (ou quase isso), que participam eficazmente dos debates, que anotam as determinações e, as transmitem a seus núcleos, são, sempre, os melhores praesidia, os de melhor espírito, os de nível espiritual mais elevado, os de maiores frutos apostólicos.

Quais as dificuldades para o cumprimento deste dever? Temos duas hipóteses, ou a reunião da Curia é por demais desinteressante, e por isso, os Oficiais não se sentem atraídos e pouco participam e, então, o Conselho superior deve ser consultado para que seja encontrada uma solução; ou, é a outra hipótese, os Oficiais dos praesdia não tem bom espírito e descobrem mil e uma obrigações para deixarem de cumprir esse dever, o primeiro, note-se. Não se trará, porém, apenas de uma falta pessoal; com isto priva-se o praesidium de informações indispensáveis. Tanto assim que o Manual afirma que “o zelo manifestado pelos Oficiais em outros serviços nunca compensará a fiel assistência às reuniões da Curia” (p. 130). Por que? Diz ainda o manual: “só nas reuniões da Curia é que os assuntos relacionados com a essência da Legião podem discutir-se e compreender-se cabalmente.” (p. 128). E nós acrescentaríamos mais uma razão, ditada pela experiência. É só pelo contacto pessoal com os Conselhos superiores que sentimos a universalidade de nosso apostolado, alargamos nossos horizontes, fazendo que ultrapassem o âmbito de nossa paróquia ou de nossa instituição, e nosso coração começa a pulsar em uníssono com o do Corpo Místico, participando mais intimamente de seus sofrimentos e alegrias.

Portanto, se o Oficial não pode comparecer, devem ser substituído. Enquanto não o é, por falta às vezes de outra pessoa mais apta a cumprir este dever, procure não prejudicar o seu praesidium e compareça o maior numero de vezes que puder.

Por outro lado, os Oficiais que comparecem, procurem sentar-se perto da mesa para não perder uma só palavra do que se diz; tomar nota de tudo o que for importante; dar sua opinião a respeito dos pontos de disciplina, dos relatórios, dos problemas que se debaterem. Em suma, participem ativamente da reunião, interessando-se pelo progresso da Legião no mundo inteiro, apreendendo com a experiência dos outros. Assim, seremos melhores filhos e soldados de Maria.

Revista da Legião de Maria n° 17 – reeditado pela Revista da Legião de Maria n° 73