quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Os jovens e os meios de comunicação social (MCS)


Para que os jovens saibam utilizar os modernos meios

de comunicação social, a fim de alcançarem

crescimento pessoal e melhor servirem à sociedade.



As novas técnicas de comunicação (celular e computador com acesso à Internet) estão provocando profundas transformações nas relações humanas.


Essas mudanças afetam, sobretudo, os jovens que passam horas em salas de bate-papo (chats) e jogos virtuais (videogame).
Estima-se que 22% da população mundial use regularmente a internet.
Dentre os usuários, por faixa etária, destacam-se os jovens, os adolescentes e até as crianças. Eles constituem a chamada “geração digital”.


Os benefícios que as novas tecnologias digitais trazem são evidentes: facilitam enormemente a comunicação interpessoal, o acesso imediato à informação, o estabelecimento de redes de amigos, a mobilização social em favor de causas nobres etc.


Ao lado desses benefícios, as novas tecnologias geram também novos riscos, especialmente para os mais jovens: a difusão da pornografia, o aliciamento de menores, a fuga da vida real para entrar em um “mundo virtual”, a dependência a videojogos e sites de relacionamentos banais.


O desejo de estabelecer amizades virtuais pode prejudicar a relação dos jovens com familiares, vizinhos e colegas, na escola, no trabalho, na realidade cotidiana, isto é, no “mundo real”.


Em janeiro o Papa Bento animava todas as pessoas de boa vontade que trabalhavam nos meios de comunicação social (MCS) a promover uma cultura de respeito, dialogo e amizade.


E orientava os usuários desses meios a evitar compartilhar palavras e imagens que degradem o ser humano, alimentando o ódio e a intolerância, desrespeitando a beleza e a intimidade da sexualidade humana ou explorando as pessoas mais frágeis e indefesas (Mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais, 23 de janeiro de 2009).



O Papa nos pede que rezemos para que os jovens usem esses meios “para seu crescimento pessoal e para servir melhor à sociedade”.

... É isso aí JOVENS LEGIONÁRIOS, como jovens cristãos temos a responsabilidade de usar com discrição e criatividade os MCS, para promover a solidariedade humana, a paz e a justiça os direitos humanos, o respeito pela vida e por toda Criação de Deus.



Salve Maria!!!

Carolina Kraus de Deus Moreira
Presidente do Praesidium Auxílio dos Cristãos
Correspondente do Comitium Juvenil N. Sra. Rainha dos Jovens

FONTE: Revista Mensageiro do Coração de Jesus jan/fev 2010.