quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Protagonistas do Hoje


Em muitos momentos e lugares se diz que a juventude será, fará, viverá, entre outros verbos sempre empregados no futuro para se referir aos jovens. Se pode notar esse tipo de colocação quando se fala em nação, quando os chefes de estado, ministros ou deputados se dirigem à jovens como renovação do país e que a república, ou a monarquia (ou a anarquia!) está nas mãos da juventude. E não só, muitos dos mais experientes pensam dessa forma, onde juventude é sinônimo de futuro.
Porém, há quem pense e haja diferente. As mais variadas marcas de carros, roupas, refrigerantes, bebidas entre outras, pensam no jovem como indivíduo que vive atualmente e não apenas no futuro, e usam palavras como: "beba"; "compre"; "use", e, o jovem se sente muito melhor. Melhor. Porque se sente parte do meio.
O jovem FAZ parte da classe trabalhadora que CONTRIBUI para o desenvolvimento do país; É atuante na sociedade; sociedade onde é um eleitor, contribuinte, habitante, afinal o jovem ESTÁ vivendo.
O manual Oficial da Legião de Maria, nos traz palavras muito ricas com referência ao que se falou anteriormente: " Os jovens não devem ser considerados como objeto da solicitude pastoral da Igreja: são de fato e devem ser estimulados a tornar- se sujeitos ativos, protagonistas da evangelização e artífices da renovação social."(p. 225). Muitos não notam,(ou não querem notar), mas a juventude TRABALHA ativamente na igreja, BUSCA o próximo, SEGUE o Cristo ressuscitado, É Igreja, e, claro É Legião de Maria.
Jovens ativos. Não estou dizendo que a juventude não será o futuro, e é bom que se enfatize esse fato, pois, o trecho citado fala em renovação, mas, os jovens estão ativos, cumpre seus deveres, anunciam a boa nova à todas as pessoas tal qual uma pessoa com maior tempo de vida na terra. Protagonistas. Ousadia. Não, porque tudo é consequência de muito trabalho de muitos. Fruto de trabalho, oração, reunião, e ainda, fé e coragem, existe um Comitium Juvenil, liderado há muitos anos por pessoas bem jovens. Então, pessoas com mais rigorosos invernos vividos, juntamente a pessoas que passaram por poucos outonos, conquistaram e realizaram um sonho, para a glória de Deus. Todos alcançaram o ideal.
Ser o presente e o futuro e torná- los o melhor possível, é dever de todos os seres humanos independente da sua idade, basta que sejam somados os esforços, as experiências, contribuições, e tudo o que for bom. Não vamos deixar que apenas os interessados em capital monetário reconheçam a juventude hoje, mas vamos nós enquanto Igreja e seguidores do Salvador, interessados na extensão do reino de Deus, estimulá- los em ser protagonistas hoje, que o tal temido futuro está em ótimas mãos.


Junnyor- Correspondente do Comitiu J. N. Sra Rainha dos Jovens

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PARA REFLETIR ... INSTRUÇÃO PERMANENTE: TRABALHO SEMANAL


A Instrução Permanente mostra a finalidade e o coração do Sistema Legionário.

Sinceramente, nos perguntemos como a estamos vivendo na prática.

O trabalho legionário deve retratar a verdadeira devoção e amizade para com Maria a Mãe de Deus e nossa mãe, não apenas falar dela, mas trabalhar com ela.

As orações e outros exercícios de piedade não substituem o trabalho Apostólico, porque a Legião de Maria não é só um grupo contemplativo, mas sim uma EQUIPE de Apóstolos sob o estandarte de Maria.

Os que não podem enganjar-se são convidados a ser Membro Auxiliar que são preciosos para a Legião.

O trabalho do legionário ativo, deve ser SUBSTANCIAL e ATIVO, estamos comprometidos com a salvação das almas? Há maior projeto de vida do que esse?

E o mais importante é que a realização do trabalho deve ser em União com Maria.

Lembre-se o mais importante, por que dessa união vai brotar a alegria pelo apostolado legionário e a alegria em trabalhar pela legião, pelos interesses da Legião.

Através dessa união, Maria nos ajudará a ver e a servir Jesus nos nossos colegas e nas pessoas que precisam ser visitadas, por isso esse trabalho deve ser ATIVO e SUBSTANCIAL.

Devemos nos perguntar em relação a nossa atuação e nosso trabalho:

- Será ele realmente o melhor que eu posso oferecer ou tem sido uma rotina?

- Tenho realmente me esforçado por amar Maria, por participar da Salvação das almas?

- Há esforço em honrar o compromisso que assumo com meu irmão legionário?

“O trabalho deve ser determinado pelo Praesidium e não ditado pelo meu gosto pessoal, de acordo com as minhas preferências individuais”.

Salve Maria!!!

Evanilda – Tesoureira Comitium Juvenil N. Sra Rainha dos Jovens