quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Protagonistas do Hoje


Em muitos momentos e lugares se diz que a juventude será, fará, viverá, entre outros verbos sempre empregados no futuro para se referir aos jovens. Se pode notar esse tipo de colocação quando se fala em nação, quando os chefes de estado, ministros ou deputados se dirigem à jovens como renovação do país e que a república, ou a monarquia (ou a anarquia!) está nas mãos da juventude. E não só, muitos dos mais experientes pensam dessa forma, onde juventude é sinônimo de futuro.
Porém, há quem pense e haja diferente. As mais variadas marcas de carros, roupas, refrigerantes, bebidas entre outras, pensam no jovem como indivíduo que vive atualmente e não apenas no futuro, e usam palavras como: "beba"; "compre"; "use", e, o jovem se sente muito melhor. Melhor. Porque se sente parte do meio.
O jovem FAZ parte da classe trabalhadora que CONTRIBUI para o desenvolvimento do país; É atuante na sociedade; sociedade onde é um eleitor, contribuinte, habitante, afinal o jovem ESTÁ vivendo.
O manual Oficial da Legião de Maria, nos traz palavras muito ricas com referência ao que se falou anteriormente: " Os jovens não devem ser considerados como objeto da solicitude pastoral da Igreja: são de fato e devem ser estimulados a tornar- se sujeitos ativos, protagonistas da evangelização e artífices da renovação social."(p. 225). Muitos não notam,(ou não querem notar), mas a juventude TRABALHA ativamente na igreja, BUSCA o próximo, SEGUE o Cristo ressuscitado, É Igreja, e, claro É Legião de Maria.
Jovens ativos. Não estou dizendo que a juventude não será o futuro, e é bom que se enfatize esse fato, pois, o trecho citado fala em renovação, mas, os jovens estão ativos, cumpre seus deveres, anunciam a boa nova à todas as pessoas tal qual uma pessoa com maior tempo de vida na terra. Protagonistas. Ousadia. Não, porque tudo é consequência de muito trabalho de muitos. Fruto de trabalho, oração, reunião, e ainda, fé e coragem, existe um Comitium Juvenil, liderado há muitos anos por pessoas bem jovens. Então, pessoas com mais rigorosos invernos vividos, juntamente a pessoas que passaram por poucos outonos, conquistaram e realizaram um sonho, para a glória de Deus. Todos alcançaram o ideal.
Ser o presente e o futuro e torná- los o melhor possível, é dever de todos os seres humanos independente da sua idade, basta que sejam somados os esforços, as experiências, contribuições, e tudo o que for bom. Não vamos deixar que apenas os interessados em capital monetário reconheçam a juventude hoje, mas vamos nós enquanto Igreja e seguidores do Salvador, interessados na extensão do reino de Deus, estimulá- los em ser protagonistas hoje, que o tal temido futuro está em ótimas mãos.


Junnyor- Correspondente do Comitiu J. N. Sra Rainha dos Jovens

2 comentários:

  1. Abalou, abalou
    Sacudiu, balançou ...
    é isso aí Junnyor...
    A HORA É AGORA...
    no futuro os jovens não serão mais jovens...
    e serão adultos atuantes e compromissados, à medida que forem reconhecidos como tal à partir de AGORA... de HOJE...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza galera vamo seguir em frente trabalhando HOJE pela causa de Cristo!

    ResponderExcluir